Há exatos 20 anos o presidente Lula lançava o programa Brasil sorridente.

Criado em 2004, o Brasil Sorridente tem o objetivo de garantir o acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no SUS. Todas as pessoas têm direito a um sorriso saudável, parte fundamental para uma vida digna, aumento da autoestima e o exercício da cidadania.

Temos muito a comemorar. Em 2023, a saúde bucal no SUS passou a ser política de Estado, pela sanção da Lei 14.572 que a inclui na Lei 8.080, a Lei orgânica do SUS. Temos muito a comemorar. Foi um marco para a retomada da saúde bucal, após o desmonte que vinha sofrendo desde 2016.

Para 2024, a saúde bucal tem o maior orçamento de sua história, com investimento de R$ 3,8 bi. Só em 2023, credenciamos 6,6 mil novas equipes, um aumento de 22% no ano, e criamos 260 novos laboratórios de prótese dentária. Passamos a incluir, de forma inédita, cidades do interior, de até 20 mil habitantes, reforçando o serviço em regiões de vazio assistencial.

Pelo PAC Seleções, o governo vai investir R$ 205 mi para multiplicar por quatro o número de Unidades Odontológicas Móveis (UOM) existentes, como parte do Brasil Sorridente, com 400 novos equipamentos. As UOM’s estiveram entre os equipamentos com maior número de propostas, mostrando a forte demanda por esse serviço.

Mais uma vez, o governo do presidente Lula busca cuidar de forma integral da saúde de nossa população. Seguimos em frente cuidando bem das pessoas, na afirmação dos direitos e da dignidade no Brasil.

https://www.instagram.com/p/C4n84CZxux-/?igsh=MWp5dG02MG11MnZyOQ%3D%3D